Sarzedo inicia censo municipal de equídeos atendendo a Termo de Ajustamento de Condutas

A Secretaria de Meio Ambiente deu início a um Censo Municipal de Equídeos atendendo a um Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) firmado entre o município e o Ministério Público de Minas Gerais.

Conforme a administração, o objetivo é cadastrar todos os animais de grande porte – como cavalos e mulas – existentes no município, identificar seus tutores e condutores de veículos de tração animal, além de realizar a microchipagem gratuita dos equídeos.

A ação visa também à regularização das áreas de criação, promovendo o bem-estar dos animais e o controle sanitário para toda a população.

Este trabalho é considerado essencial no combate a irregularidades na criação e uso de animais, garantir a segurança dos animais e da população, promover políticas públicas voltadas à mobilidade urbana sustentável e planejar o uso e manejo adequado da fauna no município, entre outras ações.

Este censo também será a base para a regularização e futura substituição gradual dos veículos de tração animal, conforme Diretrizes de Políticas Públicas Estaduais voltadas à proteção dos animais e à mobilidade urbana sustentável em toda a região metropolitana.

Todos os custos do censo, microchipagem e ações técnicas serão assumidos integralmente pela Prefeitura, que disponibilizará equipe especializada em manejo de fauna, fiscalização e bem-estar animal.

MAIS NOTÍCIAS