Edital de escolha de nova Assessoria Técnica Independente é suspenso

O Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais comunicaram a suspensão do Edital de Chamamento Público para substituição da atual Assessoria Técnica Independente (ATI) destinada às pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Brumadinho nas Regiões 1 e 2.

O edital, publicado em 31 de outubro de 2025, previa a participação de cinco entidades habilitadas para prestar o serviço na Região 1 e quatro entidades habilitadas para a Região 2.

O processo de votação estava previsto para ocorrer entre os dias 9 e 14 de dezembro, nos formatos online e presencial, com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas atingidas e garantir a participação de ambas as regiões na escolha da nova ATI.

A Região um compreende Brumadinho e a Região 2, as cidades de Betim, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme e São Joaquim de Bicas.

“As INSTITUIÇÕES DE JUSTIÇA reafirmam seu compromisso com o direito de participação e escolha pelas pessoas atingidas e com processo de reparação estabelecido no Acordo Judicial para Reparação Integral e informam que irão recorrer da Decisão”, afirmaram as instituições em comunicado conjunto.

MAIS NOTÍCIAS