As chuvas intensas que atingiram a Região Metropolitana de Belo Horizonte até as duas primeiras semanas de fevereiro trouxeram um alívio para o sistema de abastecimento da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Conforme a Copasa, em um mês, o nível dos reservatórios do Sistema Paraopeba, que atende a região, saltou de 48,1% para 63,1%, garantindo estabilidade de abastecimento de água para a população.
Apesar da recuperação recente, o sistema ainda exibe cenários contrastantes. Enquanto o Rio Manso (74,8%) e a represa de Vargem das Flores (74,6%) passam por patamares mais confortáveis, o reservatório de Serra Azul (38%) encerra o período operando abaixo da metade da capacidade.
Ainda assim, a tendência é de alta em todos os sistemas. Em nota, a Copasa afirmou que os reservatórios estão operando com níveis suficientes para o abastecimento. “Por ainda estarmos em período chuvoso, os reservatórios continuam em processo de recarga e que mantém monitoramento permanente e rigoroso das estruturas de contenção e dos reservatórios sob sua responsabilidade”, afirmou.




