O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (PJMS) inicia, em 2026, sua 5ª edição oficial em Minas Gerais, consolidando a educação ambiental como política pública estratégica no estado. Nesta nova etapa, a iniciativa passa a alcançar a cidade de Moeda e mais de 200 municípios, com ações distribuídas em todas as regiões mineiras.
A edição de 2026 amplia o alcance do programa por meio da adesão de novas parcerias individuais em 32 municípios e da participação de consórcios intermunicipais, que incorporam outros 15 municípios.
Moeda passa a integrar o projeto na Categoria 1, “Parcerias Individuais com Prefeituras”.
O PJMS é estruturado em seis eixos temáticos centrais: Cidadania Ambiental; Educação Humanitária, com foco no cuidado e respeito aos animais silvestres e domésticos; Água; Resíduos Sólidos; Energia; e Florestas e Clima. Para ampliar a abordagem ambiental, o programa incorporou ainda os temas Qualidade do Ar e Poluição Atmosférica, além de Saneamento. A iniciativa oferece também curso de Educação Ambiental voltado à capacitação de professores, com foco em metodologias aplicadas ao ensino formal.
De acordo com o diretor de Educação Ambiental, Ricardo Cottini, o programa promove conscientização sustentável e mudança de hábitos dos alunos, com impactos que extrapolam o ambiente escolar. “As ações alcançam as famílias e a comunidade, integrando teoria e prática para enfrentar desafios ambientais que vão do local ao global”, afirma.
As atividades desenvolvidas despertaram maior interesse das escolas pela gestão de resíduos sólidos, consumo consciente de água e energia, cuidados com animais e enfrentamento das mudanças climáticas, com ações como plantio de árvores e criação de refúgios climáticos.
A lista dos municípios habilitados para ingresso no Programa Jovens Mineiros Sustentáveis – Edição 2026 está disponível neste link.




