Governo de MG lança Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso

O Governo de Minas lançou nesta segunda-feira, 06 de outubro, o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2025-2031, que estabelece diretrizes para fortalecer a articulação entre Estado e municípios e integrar ações de prevenção e resposta a desastres em MG.

O objetivo do planejamento apresentado é reduzir riscos, aumentar a proteção da população e garantir maior eficiência na resposta às ocorrências, diante de mudanças climáticas e eventos extremos.

O governador Romeu Zema apresentou a iniciativa da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) durante o “Seminário de Enfrentamento ao Período Chuvoso: estratégias de preparação e resposta para minimizar os efeitos das chuvas em Minas Gerais”, realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

O Coordenador da Defesa Civil de Brumadinho, Marcionílio Maia Jr. teve participação destacada no lançamento ao ser convidado para compor o palanque representando os 853 municípios mineiros.

“O que a gente deseja é que nós façamos um período de chuva tranquilo e que tenhamos essa união e essa força pra que os municípios possam se ajudar”, disse Marcionílio.

A ideia do plano apresentado é promover mudanças culturais e ampliar a conscientização e a percepção antecipada dos riscos, fortalecendo a prevenção, a mitigação e a preparação para desastres no estado por meio da articulação entre instituições, investimentos estratégicos e suporte técnico aos municípios.

Para operacionalizar o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2025-2031, o Governo de Minas lançou também o programa Caminho nas Chuvas, a maior iniciativa integrada de enfrentamento aos impactos das chuvas no estado.

O programa reúne diversos órgãos públicos e a sociedade civil para integrar, coordenar e potencializar ações que reduzam vulnerabilidades e fortaleçam a resiliência das cidades, com foco especial em áreas mais suscetíveis a inundações, deslizamentos e eventos climáticos extremos, de modo e garantir a proteção da população, de infraestruturas críticas e das economias locais.

A iniciativa é viabilizada a partir do rendimento financeiro do Termo de Compromisso assinado em 2020, após o rompimento da barragem em Brumadinho. Desde então, já foram distribuídos 513 kits com viaturas, notebooks, trenas digitais e coletes. Agora, serão entregues mais 11 viaturas 4×4 equipadas para uso nas Defesas Civis municipais selecionadas pelo processo de chamamento público.

MAIS NOTÍCIAS