Brumadinho vai se tornar o centro do debate ambiental nesta sexta-feira 19 de setembro, quando vai sediar a Pré-COP, um evento preparatório para Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30.
O encontro tem como objetivo reunir saberes populares, indígenas e quilombolas para transformar vivências e debates em propostas políticas que irão compor a contribuição de Minas Gerais ao debate internacional da COP 30.
A escolha como sede, coloca a cidade em destaque por sua relevância histórica ligada à questão ambiental. “Brumadinho sabe, como poucos lugares, o que significa sofrer com impactos severos sobre a natureza. Por isso, receber uma Pré-COP é de extrema importância. É um espaço para que possamos ouvir nossa comunidade, valorizar nossas tradições e, ao mesmo tempo, contribuir com propostas que dialoguem com o mundo inteiro”, diz o prefeito Gabriel Parreiras.
A Pré-COP Brumadinho pretende ser além de um espaço de debates, mas também de mobilização e fortalecimento de políticas públicas de preservação ambiental, com protagonismo das comunidades atingidas.
Na primeira parte do evento, o foco será voltado para a comunidade local, valorizando as tradições culturais de Brumadinho e fortalecendo o diálogo com quem vive diretamente os impactos ambientais. A programação contará com painéis temáticos sobre sustentabilidade, reflexões sobre os efeitos da mineração, do desmatamento e da contaminação das águas, além de espaços de debate com povos indígenas, quilombolas, movimentos sociais, ONGs, artistas, representantes do governo federal e organizações da sociedade civil.
Em paralelo ao evento principal, acontece a Pré-COPinha, atividade dedicada às crianças, que busca preparar as novas gerações para a pauta climática. A programação ainda contará com uma ação simbólica de reflorestamento, reforçando o compromisso coletivo com o futuro do planeta.
O encontro acontecerá no auditório do Centro Administrativo, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas através deste link.
Sobre a COP30
A COP30 será a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro em Belém.
O evento deve reunir a comunidade global em um encontro anual para debater e definir ações contra as mudanças climáticas, com o objetivo principal de avançar nas negociações internacionais sobre o clima, monitorar o cumprimento do Acordo de Paris e estabelecer metas mais ambiciosas para reduzir o aquecimento global.