A população de Brumadinho e da Bacia do Rio Paraopeba poderá participar de uma videoconferência do Plano de Reparação Socioambiental (PRSA), que será realizada pela Vale no dia 18 de novembro, às 19 horas, com o objetivo de apresentar os avanços e esclarecer as dúvidas da comunidade.
O encontro é voltado para moradores das 181 comunidades, além de representantes do poder público, organizações da sociedade civil e demais interessados.
A videoconferência terá duração de duas horas, durante as quais serão feitas apresentações sobre o Plano de Reparação Socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba.
O Plano de Reparação Socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba faz parte do Acordo Judicial de Reparação Integral, assinado em fevereiro de 2021 entre a Vale, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, a Defensoria Púbica de Minas Gerais e o Governo de Minas Gerais.
O Acordo estabeleceu as obrigações de fazer e pagar da Vale, com vistas à reparação dos danos, impactos negativos e prejuízos socioambientais e socioeconômicos causados pelo rompimento, com base em estudos técnicos e indicadores que permitem o monitoramento contínuo das ações.
“A participação da comunidade é essencial para garantir que o processo de reparação seja transparente, eficaz e adaptado às reais necessidades da população”, publicou a Vale.
A Reunião virtual para apresentação do Plano de Reparação Socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba pode ser acompanhada através deste link.



