Sarzedo terá uma ação promovida pela startup mineira Estação Circular para estimular a troca de recicláveis por pontos e benefícios durante o Carnaval.
O Carnaval é um período de grande produção resíduos e, diante disso, a ação busca estimular o descarte correto.
A ação ocorre entre os dias 1° e 18 de fevereiro, quando acontece o pré-carnaval e o Carnaval em seis postos fixos em diferentes cidades.
Em Sarzedo, o ponto fica na Estação Circular Parque Cachoeira Avenida São Lucas, 642, São Pedro.
Além disso, a startup poderá acionar a Estação Circular móvel em pontos estratégicos, mediante parceria com empresas.
“É uma forma concreta de envolver toda a sociedade na conscientização sobre reciclagem e descarte ambientalmente adequado. Quem faz festas em casa, recebe visitas ou amplia a atividade comercial no Carnaval pode separar o material e dar a ele o destino correto”, diz o idealizador da iniciativa, Davi Iankous.
Serão aceitos itens como latas, tampas, frascos, potes e galões plásticos, garrafas PET, livros, revistas, cadernos usados e produtos plásticos quebrados, como baldes, cadeiras e bancos.
“Cada material tem um valor em pontos. Esses pontos podem ser trocados por produtos reciclados e, em alguns casos, por créditos via Pix. Isso fortalece a cadeia da reciclagem e gera renda”, explica Davi Iankous.
Na região a Associação de Catadoras e Catadores dos Municípios de Sarzedo e Mário Campos (Acamares) administra duas estações, uma em Sarzedo e outra em Betim.
“As pessoas precisam entender que são responsáveis pelo que produzem. A estação cumpre esse papel e ainda complementa a coleta seletiva”, afirma a presidente da Acamares, Marli Beraldo.



