As queimadas já causaram 235 ocorrências na rede elétrica da Cemig entre janeiro e agosto deste ano., afetando um total de 146 mil consumidores.
Segundo a empresa, no último mês de agosto, o número de clientes interrompidos em sua área de concessão superou o total registrado nos sete primeiros meses do ano. Foram 76.411 unidades consumidoras afetadas em agosto, contra 70.021 de janeiro a julho, um crescimento de 109,1%.
“Postes, cabos e torres são exemplos de equipamentos que podem ser destruídos pelas chamas, o que prolonga o tempo de restabelecimento do serviço e aumenta os transtornos para os clientes”, explica o engenheiro da Cemig, Felipe Mendonça.
Para minimizar ocorrências deste tipo em sua área de concessão, a Cemig realiza, constantemente, ações preventivas, investindo na limpeza de faixas de servidão, com poda de árvores e arbustos, além da remoção da vegetação ao redor dos postes e torres.
Segundo a Lei Federal 9.605/98, provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental, com previsão de pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa.