Memorial Brumadinho vai reunir objetos ligados à história das vítimas do rompimento da barragem

O Centro de Referência Memorial Brumadinho será lançado no próximo dia 28 de agosto. Este será um espaço no Memorial Brumadinho, que vai reunir objetos ligados à história das vítimas do rompimento da barragem.

“Mais do que um acervo digital, este é um marco na luta por justiça e reparação — um convite à reflexão, ao estudo e à ação. Nele, reunimos histórias, pesquisas e documentos que mantêm viva a memória das 272 vítimas e dos impactos causados pelo rompimento da barragem de 25 de janeiro de 2019”, publicou o Memorial.

São mais de 300 itens como crachás, roupas, calçados, que buscam contar um pouco da história das vítimas da tragédia de Brumadinho.

Veja uma prévia de como será o espaço:

O lançamento do Centro de Referência do Memorial Brumadinho acontece das 14h às 16h30, com transmissão ao vivo no YouTube do Memorial.

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria ou no site.

Confira a programação:

  • 14h: Abertura com Fabíola Moulin (diretora-presidente da Fundação Memorial de Brumadinho) e Kenya Lamounier (familiar de vítima e membro da Avabrum)
  • 14h20: Apresentação do Centro de Referência — Débora Silva (gerente de Pesquisa e Acervo da Fundação Memorial de Brumadinho)
  • 14h40: Mesa-redonda com pesquisadoras convidadas: – Maria Fernanda Salcedo Repolês — Prof.º da Faculdade de Direito da UFMG e representante do Conselho Curador da Fundação Memorial de Brumadinho – Vanessa Miyashiro — Pesquisadora responsável pelo setor de Pesquisa e Acervo do Memorial da Resistência de São Paulo
  • 15h50: Encerramento

MAIS NOTÍCIAS