Estudo Nacional de Mobilidade Urbana prevê trem entre BH e Caeté

CATEGORIAS

Um trem entre Belo Horizonte e Caeté. Esse é um dos projetos presentes no Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, que aborda a expansão ferroviária no país, com ações previstas para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Entre as propostas está a Linha B, que ligará as regiões leste e sudeste da capital mineira, conectando Horto, Sabará, Nova Lima, Caeté e Rio Acima.

O estudo aponta que a Linha B será dividida em etapas:

O primeiro trecho com duas conexões: Horto/Sabará e Sabará/Nova Lima, utilizando o traçado ferroviário existente e com a implantação de 8 novas estações, além da integração com a Linha 1 do metrô, na estação Horto.

Já o segundo prevê a extensão da Linha B até o município de Caeté, aproveitando o ramal ferroviário entre Sabará e a cidade. Outra expansão planejada seguirá de Nova Lima até Rio Acima.

Essas propostas fazem parte da carteira de projetos da Secretaria de Infraestrutura de Minas Gerais (Seinfra) e do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH.

MAIS NOTÍCIAS