Estiagem nesta época do ano provoca restrição de uso da água no Rio Paraopeba

A estiagem característica desta época do ano provocou uma restrição do uso da água no Rio Paraopeba. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) anunciou a restrição de captação de água no trecho entre Belo Vale e Entre Rios de Minas.

A medida ocorreu devido à vazão ter caído a níveis considerados críticos, o que desencadeou a declaração oficial de escassez hídrica.

As decisões são baseadas em dados do Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas (Mira), que acompanha em tempo real os níveis de vazão nos principais pontos de captação do estado.

Minas Gerais adota uma escala de monitoramento com quatro níveis: normal, atenção, alerta e restrição. No trecho do Paraopeba, a situação evoluiu até o último estágio.

Os percentuais de redução previstos na política estadual neste caso são:

  • abastecimento público e consumo humano: 20%
  • atividades industriais e agroindustriais: 30%
  • irrigação: 25%
  • usos menos prioritários: 50%

A Copasa informou que medidas serão tomadas para assegurar o abastecimento e recomendou o uso consciente da água por parte da população.

Além disso, a Copasa informou que os reservatórios que integram o Sistema Paraopeba estão operando dentro dos níveis esperados para o período de estiagem.

*Com informações do EM – Foto: Jair Amaral

MAIS NOTÍCIAS