Durante reunião extraordinária, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) aprovou o processo de outorga de uso da água em Caeté após dois pedidos feitos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade.
A análise técnica dos processos foi apresentada pela Agência Peixe Vivo, que detalhou os pedidos de renovação feitos pelo SAAE de Caeté.
Um deles prevê a captação de 10,3 mil litros de água por hora no Córrego Santo Antônio, para abastecer os moradores do distrito de Morro Vermelho. Já o segundo envolve a captação de 53 mil litros/hora em um córrego na região de Descoberto, próximo à Serra da Piedade.
De acordo com a coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo, Rayssa Balieiro Ribeiro, embora as vazões não sejam consideradas elevadas, os dois córregos são classificados como de classe especial, o que exige uma análise criteriosa.
Antes da aprovação em plenária, os processos já haviam passado pela avaliação da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança, que realizou visitas técnicas aos locais e recomendou a aprovação. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) também emitiu parecer favorável.
Após breve discussão entre os membros do colegiado, os dois pedidos foram aprovados por aclamação.