Reservatórios que abastecem e a Grande BH estão com níveis baixos

Os principais reservatórios que garantem o abastecimento de água em Brumadinho e na Região Metropolitana de BH estão com níveis abaixo do ideal em consequência da falta de chuvas significativas durante o período de estiagem.

O maior dos reservatórios, o Rio Manso, em Brumadinho, tem capacidade de armazenar até 97 milhões de metros cúbicos de água e está com 64,1% do volume.

Já o reservatório Vargem das Flores, entre Contagem e Betim, armazena cerca de 19 milhões de metros cúbicos e está atualmente com 48,6% desta capacidade.

O cenário mais crítico é o do reservatório Serra Azul, em Juatuba. Com capacidade para 40 milhões de metros cúbicos, ele está com apenas 44,5% de volume.

As três estruturas integram o Sistema Paraopeba e, segundo a Copasa, apesar dos baixos índices, no momento não há risco de desabastecimento.

Ainda conforme a companhia, o que importa é o volume total do Sistema Paraopeba, que está em 55,7%, índice considerado suficiente para manter a operação nesta época do ano.

A expectativa da Copasa é que os reservatórios voltem a encher gradualmente com a chegada do período chuvoso, mas até lá, a recomendação é que a população evite o desperdício.

MAIS NOTÍCIAS