A Prefeitura de Brumadinho divulgou informações sobre uma barragem da mineradora EMICON que passou a estar em alerta de risco de emergência. Diante da situação, um Centro Estratégico Municipal foi criado pela Prefeitura para tratar deste tema.
“Recebemos a notícia de Brumadinho estar na iminência de subir o nível de emergência de uma barragem. A barragem B1A da EMICON, fica no alto da serra. Imediatamente nós tomamos decisão de governo, fizemos o CEM, o Centro Estratégico Principal, que vai ser o nosso comitê, onde nós reuniremos todas as pessoas técnicas de Brumadinho. Nós sabemos o tanto que nós sofremos com isso e o tanto que uma notícia dessa pode devastar a nossa consciência e afetar a população de Brumadinho”, disse o prefeito Gabriel Parreiras.
O objetivo da criação do comitê é apontar os motivos que levaram ao problema. Conforme o prefeito, não existe nenhum estudo comprovando que essa barragem está realmente em risco, mas houve uma negligência da empresa em apresentar atuais estudos. A Agência Nacional de Mineração não detém esses estudos e decidiu elevar o nível de emergência.
“Embora não tenham sido registradas anomalias que indiquem risco iminente de ruptura e considerando o período de estiagem, a medida preventiva visa garantir a evacuação ordenada e segura da população potencialmente afetada”, destacou o secretário de Governo, Guilherme Morais.
A equipe criada pela Prefeitura agora vai traçar estratégias necessárias para garantir a segurança dos moradores. Esta é uma ação de prevenção. “Qualquer novidade atualizaremos vocês com rapidez e eficiência, nós não mediremos esforços para que tudo isso aconteça da melhor forma”, publicou a Prefeitura.