As Rotas Mineiras vão colocar as cidades da região em destaque no Salão do Turismo, que será realizado entre os dias 21 e 23 de agosto em São Paulo.
As rotas do Queijo, das Artes e a Vulcânica, estarão em evidência no evento que servirá como uma vitrine para iniciativas turísticas de todo o Brasil.
As rotas mineiras foram escolhidas conforme seus modos de consumo. “A ideia é fazer com que exatamente esses empresários se posicionem para acessar mercado e conquistar novos clientes, novos turistas para essas rotas”, diz a analista do Sebrae Nathália Milagres.
No evento, competirão pela atenção dos visitantes 70 rotas de todo o Brasil, entre elas as mineiras:
A Rota das Artes
Esta rota reúne 16 atrações em oito cidades: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. A Rota das Artes inclui três roteiros disponíveis, como o Circuito do Ouro, o Destino Veredas e o Circuito Liberdade, que incluem arte barroca, modernista e contemporânea.
A Rota do Queijo
A rota foi criada em 2024 e se tornou um dos principais atrativos de MG. Na Rota do Queijo, os turistas podem degustar e aprender sobre este produto tipicamente mineiro em um trajeto que passa por várias fazendas produtoras.
A Rota Vulcânica
Criada neste ano, a Rota Vulcânica inclui experiências gastronômicas, sensoriais, culturais e de contato com a natureza em cidades como Andradas, Caldas e Poços de Caldas em uma região marcada pela existência de um vulcão extinto, clima ameno e a produção de cafés vulcânicos, grande atrativo aos visitantes.