Brumadinho passou a ser uma das cidades integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro. Essa é a primeira vez que o município é classificado para fazer parte desta lista pelo Ministério do Turismo.
Para integrar o Mapa, foi preciso atender requisitos como: possuir um órgão de turismo, dotação orçamentária para o setor, um conselho municipal de turismo ativo, empresas registradas no Cadastur, comprovação de atividades turísticas e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo.
O Mapa do Turismo reúne municípios com vocação turística ou impactados pelo turismo com o objetivo de nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

“O nosso foco é realmente a gente potencializar o turismo em Brumadinho, que é uma cidade, que é uma região maravilhosa. A gente precisa ressignificar muita coisa que aconteceu lá, potencializar principalmente esse povo acolhedor, hospitaleiro, que é o povo mineiro”, disse o deputado federal Pedro Aihara, que recebeu do Ministério do Turismo o certificado de inclusão da cidade no Mapa.