Programa Leite pela Primeira Infância chega em fase piloto às cidades da RMBH

O Governo de Minas anunciou a ampliação do programa Leite pela Primeira Infância para as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) vai credenciar municípios interessados em implementar a iniciativa, que fortalece a alimentação de crianças em vulnerabilidade.

O modelo de execução não prevê repasse financeiro, mas divide responsabilidades entre Estado e municípios. A Sedese vai adquirir e disponibilizar o leite e o transporte até o ponto de recepção indicado pelo município. Já as prefeituras deverão receber e armazenar o produto, realizar a distribuição gratuita às famílias.

Na RMBH, o projeto piloto prevê a entrega semanal de três litros de leite UHT integral por criança, de 2 a 6 anos, pertencente a famílias chefiadas por mães solo e inscritas no CadÚnico.

O objetivo é assegurar o acesso a proteínas, cálcio e vitaminas essenciais, prevenindo a desnutrição e contribuindo para o desenvolvimento infantil.

“O Programa Leite pela Primeira Infância é uma política que protege o presente e constrói o futuro, garantindo que nenhuma criança mineira tenha seu desenvolvimento comprometido por falta desse alimento saudável e adequado”, disse a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela.

As inscrições dos municípios ficam abertas até 10 de novembro e devem ser formalizadas pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI/MG).

MAIS NOTÍCIAS