Minas Gerais tem avançado no uso de tecnologia para tornar a regulação do acesso aos serviços de urgência e emergência mais ágil e eficiente. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) firmou parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para desenvolver a plataforma Regulação 4.0.
A ferramenta vai permitir o uso da inteligência artificial, integração de dados em tempo real, capacidade de interação e comunicação com outros sistemas e maior transparência nas informações.
“Com essa plataforma vamos padronizar protocolos, teremos mais médicos reguladores e especialistas trabalhando para uma tomada de decisão mais rápida”, explica o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
O novo sistema utiliza a inteligência artificial para dar mais celeridade aos filtros e cruzamento de dados, otimizando a busca do leito com o recurso necessário ao atendimento do paciente.
“Nossa expectativa é de reduzir o tempo de espera pelas transferências hospitalares e, com isso, salvar mais vidas”, acrescenta o secretário.
O desenvolvimento da Regulação 4.0 começou diante do aumento das solicitações de internação e da necessidade de uma ferramenta mais moderna e robusta.
Ainda conforme a SES/MG, o sistema está sendo remodelado para que os municípios mineiros possam ter mais acesso à regulação, não só de urgência, mas também para regulação eletiva, ambulatorial e hospitalar.
Atualmente, o projeto está na fase de levantamento de requisitos técnicos e, quando implantado, vai chegar à população dos 853 municípios mineiros.