O Governo de Minas, juntamente com as instituições de Justiça compromitentes do Acordo de Brumadinho, entregou nesta quinta-feira, 31 de julho, duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para São Joaquim de Bicas.
Ao todo, foram investidos R$ 10,3 milhões em recursos provenientes do Acordo de Reparação. As novas UBS foram escolhidas pela população da cidade como prioritárias em consulta popular.
As unidades atenderão os moradores dos bairros Casa Grande e Primavera, descentralizando e fortalecendo a atenção primária, reorganizando o fluxo da demanda do sistema público de saúde do município.

“As duas unidades têm qualidade, salas climatizadas, farmácia, sala de vacinação, consultório odontológico com raio-x. Não é qualquer lugar que tem um padrão como esse”, disse o secretário-adjunto de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Matias.
A construção das UBSs foi executada pela prefeitura de São Joaquim de Bicas, com recursos repassados pela Vale à administração municipal. As obras tiveram conclusão antecipada, com duração de cerca de 24 meses.
“Os moradores tiveram paciência de usar um lugar alugado durante um tempo e agora estamos proporcionando asfalto e um local adequado para os atendimentos de saúde da comunidade”, apontou o prefeito de São Joaquim de Bicas, Mateus Resende.