PTR da tragédia de Brumadinho volta a ser pago aos atingidos

Nesta quarta-feira, 17 de dezembro, o Programa de Transferência de Renda (PTR) da tragédia de Brumadinho voltou a ser pago aos atingidos. O dia teve ainda mais um capítulo desta história, com uma reunião no Tribunal de Justiça de MG.

“A volta do PTR é fruto de uma luta incansável, construída junto com a comunidade, as lideranças dos atingidos e a Prefeitura, com muita mobilização e insistência. Não foi uma conquista fácil, mas sempre defendemos que nenhuma família poderia ficar sem esse apoio enquanto o processo de reparação não estiver concluído”, afirmou o secretário de Governo e Reparação, Guilherme Morais.

Também nesta quarta, o prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras, teve uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Correia Júnior, reforçando uma luta que é coletiva e inegociável e que o emergencial não pode acabar antes da reparação.

“Viemos conversar com o presidente, que a gente sabe do interesse da Vale em não continuar pagando o PTR. Por que nós todos juntos, numa única luta, num único só caminho, precisamos gritar que o PTR não pode terminar antes da reparação. E nós sabemos que a reparação está muito longe de acontecer. Graças a Deus, o presidente nos atendeu, nos entendeu e agora continua a luta. Nós não iremos parar, nós iremos vencer essa batalha”, disse o prefeito Gabriel Parreiras.

Os pagamentos estão previstos até junho de 2026, mas a Prefeitura informou que continuará trabalhando para que o programa seja estendido até a completa reparação da cidade.

MAIS NOTÍCIAS