Baixo nível do Sistema Paraopepa pode causar falta d’água na região

Os reservatórios do Sistema Paraopeba, que incluem as represas Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores, estão no menor nível para o mês de dezembro nos últimos seis anos, gerando preocupações.

Operando com 46,6% da capacidade total, o principal sistema que fornece água às cidades da Grande BH apresenta situação preocupante diante da queda nos volumes devido a temperaturas recordes – aumentando o consumo de água.

A Copasa informou que o índice do reservatório está dentro da normalidade para esta época do ano, mas alertou que condições climáticas extremas, como altas temperaturas e baixa umidade do ar, podem elevar significativamente o consumo e provocar instabilidades pontuais no abastecimento na região.

“A Copasa alerta que condições climáticas extremas, como altas temperaturas e baixa umidade do ar, podem elevar significativamente o consumo e provocar instabilidades pontuais no abastecimento. Nesses casos, regiões mais distantes da rede ou localizadas em áreas de maior altitude tendem a ser mais suscetíveis a oscilações no fornecimento.

A Companhia está realizando todas as medidas operacionais necessárias a fim de garantir o fornecimento de água. Contudo, é muito importante o apoio da população com a adoção de medidas simples de economia”, disse a Copasa em nota.

MAIS NOTÍCIAS