O prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras, anunciou na noite desta quarta-feira, 26 de novembro, que a Vale realizou o depósito determinado pela Justiça para garantir a retomada do auxílio emergencial.
Com o depósito, o Programa de Transferência de Renda (PTR) deverá ser pago às famílias atingidas pelo rompimento da barragem nos mesmos moldes que vinha sendo realizado.
O depósito atende à ordem da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte, que havia fixado o prazo até esta quinta-feira, 27, para que a mineradora pagasse R$ 234.118.431,52, equivalente a um terço da quantia indicada pela FGV como necessária para manter o benefício nos valores anteriores à redução de março de 2025.
O valor foi transferido para a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela operacionalização dos pagamentos.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Gabriel Parreiras chamou o pagamento de “uma vitória gigantesca”, já que garante a continuidade do auxílio emergencial ao menos de maneira provisória.
“Uma vitória gigantesca: a Vale fez o depósito parcial para a FGV para garantir a continuidade do emergencial. Então a Vale já pagou para a Fundação Getúlio Vargas para que o PTR não termine por agora. Não é uma conquista que ainda vai garantir que o PTR não acabe. O valor depositado é só para que ele não acabe agora. Ou seja, a gente tem um saldo para os próximos meses. A luta continua”, disse o prefeito.
A FGV também se manifestou sobre o fato:




