Audiência Pública discute fim do PTR em Brumadinho
“Em Brumadinho vai ser criado o auxílio municipal”, disse o secretário de Governo
Discussão envolveu membros de vários segmentos na Câmara
A Câmara Municipal de Brumadinho sediou nesta quinta-feira, 30 de outubro, uma Audiência Pública sobre o Programa de Transferência de Renda (PTR) em Brumadinho.
O objetivo foi analisar os impactos sociais e econômicos da finalização do PTR e buscar subsídios para ações judiciais que garantam o direito à assistência da população atingida.
A realização da Audiência Pública com a participação popular é vista como um passo fundamental para dar voz aos atingidos, coletar informações que possam embasar futuras ações e políticas públicas.
Participaram da reunião membros de diversas associações que atuam na busca pela reparação integral da tragédia de Brumadinho, bem como integrantes de órgãos de Justiça.

Durante a Audiência Pública, o secretário de Governo e Reparação de Brumadinho, Guilherme Morais, confirmou que será criado um auxílio municipal a partir de 2026.
“Em Brumadinho vai ser criado o auxílio municipal. Vai ser o nosso auxílio emergencial municipal. Esse é o compromisso nosso. todos os nossos compromissos foram cumpridos. Inclusive já está na nossa previsão orçamentária para o ano de 2026. Nós temos um desafio grande que é até a criação desse auxílio”, disse o secretário.
A medida nunciada representa um alívio aos beneficiários do PTR, mas ainda não resolve a questão, como destacado pelo próprio secretário, já que nos meses de novembro e dezembro já não haverá o pagamento do auxílio.
Diante deste cenário, a cidade e região vivem momentos e manifestações pela manutenção do PTR e na busca por solução para que os atingidos sigam sendo assistidos.

