Suspeito de matar estudante de psicologia em Juatuba é transferido de Presídio

CATEGORIAS

Ítalo da Silva, de 43 anos, suspeito de matar a estudante Vanessa Lara de Oliveira Silva, de 23, em Juatuba foi transferido do Presídio de Divinópolis para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond.

Ítalo havia sido preso pela polícia em Carmo do Cajuru enquanto tentava fugir de trem. No dia 13 de fevereiro passou por audiência de custódia, e a justiça definiu a continuidade da prisão e a transferência imediata dele para Belo Horizonte. Entretanto, a mudança só ocorreu nesta quarta-feira, 18.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no ano passado, o criminoso cumpria pena em regime fechado na Comarca de Patrocínio pelos crimes de tráfico de drogas, furto, roubo e estupro.

Em setembro de 2025, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar um habeas corpus, desclassificou o crime de tráfico para uso de drogas, o que resultou na extinção da pena de oito anos de reclusão já aplicada.

Em dezembro do ano passado, a Justiça de Patrocínio recalculou a pena e concedeu progressão para o regime semiaberto domiciliar, com expedição de alvará de soltura cumprido em 20 de dezembro de 2025.

Em janeiro, o processo foi encaminhado à Comarca de Juatuba, após o sentenciado indicar endereço na cidade. A Polícia Militar comunicou o crime cometido contra Vanessa e a justiça determinou novamente o regime fechado e expediu mandado de prisão.

Vanessa foi assassinada após sair do estágio, em uma unidade do Sine em Juatuba,. Ela retornaria, naquele momento para Pará de Minas, onde morava, quando foi abordada e levada a força para o local onde foi violentada e morta.

MAIS NOTÍCIAS