Ao longo de mês de agosto, a Polícia Militar realizou cerca de 5 mil operações de prevenção à violência doméstica em toda Minas Gerais, que resultaram na prisão de 432 autores.
Entre as prisões efetuadas, 198 foram decorrentes de mandados de prisão em aberto e o restante em flagrante, todos com passagens por violência doméstica. No total, foram cerca de 3.600 abordados ao longo do mês.
A iniciativa fez parte da Operação Agosto Lilás, que teve como objetivo potencializar as ações voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher.
Também foram realizadas cerca de 1.400 visitas preventivas pelas Radiopatrulhas de Proteção à Mulher com base no Protocolo de Segunda Resposta, voltado tanto às mulheres vítimas de violência quanto aos autores de violência doméstica.
As ações contaram ainda com distribuição de materiais educativos, 202 reuniões com os órgãos da Rede de Enfrentamento e 677 palestras sobre o tema.
“A Polícia Militar mantém um trabalho contínuo para a proteção da mulher, sendo intensificado ao longo do mês de agosto, e as prisões reforçam o combate ao autor que precisa ser penalizado e entender as consequências de suas ações”, destacou a chefe do Centro de Jornalismo Policial da PM, Major Layla Brunnela.
Atualmente, o serviço de Prevenção à Violência Doméstica está presente de maneira fixa em 172 municípios mineiros, com os demais sendo atendidos por Radiopatrulhas capacitadas.