Polícia Militar prende 1,4 mil foragidos em 15 dias durante a Operação Nexus

A Polícia Militar prendeu em Minas Gerais cerca de 1.400 foragidos da Justiça em apenas 15 dias, durante a “Operação Nexus”, realizada no mês de agosto.

A ação envolveu todas as 19 Regiões da PM, além dos Comandos de Missões Especiais e de Policiamento Especializado e teve como foco o cumprimento de mandados de prisão em aberto em todo o estado.

Os alvos foram identificados com auxílio do Sistema de Gestão Operacional, que integra dados estatísticos e operacionais para tornar o planejamento policial mais inteligente e tecnológico.

Os presos estavam envolvidos em mais de 5 mil ocorrências policiais anteriores, incluindo 896 por tráfico de drogas, 785 por furto e 77 por homicídio, evidenciando o alto índice de reincidência criminal. Um dos detidos se destacou por possuir 40 passagens pela polícia e penas que, somadas, chegam a 219 anos de prisão. Além disso, 139 presos tinham dez ou mais registros criminais.

Segundo o porta-voz da PMMG, capitão Rafael Veríssimo, os resultados refletem o impacto da transformação digital na segurança pública. “Investir em tecnologia significa mais eficiência no combate ao crime”, afirmou.

A operação gerou um aumento de 21% na média diária de prisões com mandado judicial, consolidando-se como um marco na repressão à criminalidade em Minas Gerais.

MAIS NOTÍCIAS