Dois motoristas foram presos nesta quinta-feira, 23 de outubro, por adulterar e remover placas de seus veículos para evitar o pedágio na BR-381 em Caeté.
Segundo Polícia Rodoviária Federal, um dos motoristas colocou um plástico por cima da placa original com outra numeração e foi detido em flagrante pelo crime de adulteração de veículo automotor.
Já o motorista de um caminhão foi flagrado com a placa dianteira levantada e presa com um elástico e com a placa traseira coberta com uma faixa zebrada e também foi preso.
Os pedágios na BR-381 entraram em funcionamento no fim de setembro. O pórtico instalado em Caeté funciona no modelo free flow (livre passagem) e contam com câmeras, antenas e sensores capazes de ler as placas dos veículos e medir a distância percorrida a fim de efetuar a cobrança.
Adulterar a placa de um veículo é com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa, além de gerar uma infração gravíssima com multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na CNH e apreensão do veículo.
Já evitar um pedágio é infração grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH e a cobrança do valor do pedágio.

