Um homem ficou gravemente ferido após ser atingido por uma linha chilena na região de José Henriques, em Brumadinho, nesta segunda-feira, 08 de setembro.
O caso ocorreu no início da tarde na estrada de uma fazenda, onde a vítima passava de moto e foi atingida pela linha no pescoço. Ele ainda tentou tirar a linha cortante, mas acabou sofrendo um grande corte.
A vítima foi socorrida por um homem que passava pelo local e ajudou a estacar o sangue.
O homem foi levado para a UPA de Brumadinho, onde recebeu os primeiros socorros. Ele foi encaminhado pra o hospital regional, onde passou por uma cirurgia para reconstituir a artéria atingida.
Após passar pelo procedimento, a vítima passa bem.
Prática é crime
Empinar pipa com cerol ou linhas chilenas é um crime expressamente previsto no artigo 132 do Código Penal: “Art. 132 – Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, se o fato não constitui crime mais grave”.
Que pratica o ato pode responder conforme o dano causado, podendo ser: lesão corporal (leve; grave; gravíssima, seguida de morte) ou homicídio doloso.
Se o autor for criança ou adolescente praticará ato infracional (art. 103 do ECA), cujas consequências são medidas de proteção e, se adolescente, medidas socioeducativas.
Em relação a quem vende ou expõe para venda o cerol feito a base de pó de vidro ou ferro e linha chilena, caracteriza o crime previsto no artigo 7º da Lei n.º 8.137 de 1990, que prevê detenção de 2 a 5 anos ou multa.