O Ministério Público de Minas Gerais obteve na Justiça a condenação de um homem de 24 anos por homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado ligado a um caso de brigas de torcidas em Moeda ocorrido em outubro de 2023.
O CASO – Em uma partida no Moedão, o condenado se envolveu em uma briga entre torcedores de duas equipes locais e esfaqueou dois homens que estavam na torcida do time rival. As facadas resultaram na morte de uma das vítimas, enquanto a outra foi socorrida no Hospital João XXIII em Belo Horizonte e sobreviveu.
JULGAMENTO – O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri reconheceu que o autor dos crimes agiu conscientemente e movido por motivo fútil (rivalidade de futebol). Além disso, ficou comprovado que o agressor se utilizou recurso que dificultou a defesa na vítima, uma vez que golpeou as vítimas de surpresa, sem possibilidade de reação.
Para o promotor de Justiça Mateus Beghini Fernandes, que atuou na causa, “ficou demonstrado que a sociedade local não tolera esse tipo de conduta brutal por parte de quem se passa por torcedor de futebol, principalmente no referido estádio que ainda é local de reunião e confraternização das famílias”.
O juízo manteve ordem de prisão contra o condenado, negando possibilidade de recurso em liberdade. As penas, somadas, chegam a 23 anos e sete meses de reclusão em regime fechado.