O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais vem desenvolvendo ações de capacitação para o combate aos incêndios em vegetação, se preparando para encarar crítico de incêndios comum nesta época do ano.
Em todo o estado, os militares que atuarão na região têm realizado treinamentos em campo e recebido orientação da Sala de Coordenação Operacional por meio de um sistema de informações que acompanha, em tempo real, as operações de incêndio e os focos de calor, com o uso de imagens de satélites.
Os bombeiros militares que se tornaram especialistas estão aptos a desenvolver na região o aprimoramento de técnicas avançadas, incluindo o uso de bombas costais, abafadores e ferramentas manuais, estratégias de prevenção, como abertura de aceiros e monitoramento de áreas de risco, atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros em ambientes de mata fechada.
Esta especialização se torna mais relevante neste período de estiagem, quando os incêndios podem acontecer com maior frequência em razão da baixa umidade relativa do ar.
Punições à população
Segundo a Lei Federal 9.605/98, provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental, com previsão de pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa.