O Governo de Minas lançou nesta semana o Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos, programa voltado para aqueles que não concluíram o ensino médio.
A nova iniciativa busca oferecer a 2,8 milhões de mineiros a oportunidade de concluir a educação básica com qualificação técnica de qualidade, impulsionando o desenvolvimento social e regional sustentável.
A modalidade será oferecida em escolas estaduais e Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs), permitindo ao estudante finalizar o ensino médio e obter diploma técnico. As aulas serão em formato híbrido, com mil horas de Formação Geral Básica e entre 800 e 1,2 mil horas de itinerários técnicos.
A oportunidade será levada a todas as escolas estaduais que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes terão acesso à certificação intermediária e também à capacitação como Microempreendedor Individual (MEI), possibilitando atuação profissional antes da conclusão do curso.
Quem se inscrever poderá concorrer a uma das 10 mil vagas distribuídas em dez cursos: Administração, Agropecuária, Alimentação Escolar, Cooperativismo, Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Imagem Pessoal, Logística, Panificação e Vendas.
A pré-inscrição dos candidatos começa no dia 24/10 e vai até 14/11, pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), onde os interessados devem indicar o curso de preferência. Em 18/12, ocorre a divulgação da oferta de turmas, cursos e escolas.
O início das aulas está previsto para fevereiro de 2026.
Trilhas de Futuro
Lançado em 2021, o Trilhas de Futuro é o maior projeto de capacitação profissional do estado, oferecendo cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio e egressos, em instituições públicas e privadas credenciadas.
Além da formação técnica gratuita, os participantes recebem um auxílio financeiro de R$ 20 por dia para alimentação e transporte.