As tarifas da Copasa, referentes à água e saneamento, passaram por revisão periódica da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e terão novo valor a partir de janeiro.
A partir do dia 22 de janeiro de 2026, os valores terão um aumento médio de 6,56%, que será efetivamente percebido pelos consumidores.
De acordo com informações da Arsae-MG, a mudança faz parte da 3ª Revisão Tarifária Periódica da Copasa (as outras ocorreram em 2017 e 2021), que contou com participação social por meio de cinco consultas e audiências públicas, entre maio de 2024 e outubro de 2025.
A medida se difere do reajuste anual da tarifa, que corrige os valores pela inflação. A revisão periódica faz uma reavaliação completa da prestação dos serviços para reconstrução da tarifa, de forma que a receita seja capaz de cobrir os custos necessários para prestação dos serviços, gerar recursos para investimentos, entre outros pontos.
Ainda conforme a Arsae, a revisão reconstrói as tarifas de água e esgoto para os próximos quatro anos. O ciclo começa em janeiro de 2026.



