São Joaquim de Bicas está entre os 100 municípios de MG com processo de formalização de empresas automatizado

Minas Gerais alcançou a marca de mais de 100 municípios automatizados com o Redesim+ Livre, sistema que coloca em prática os princípios da Lei da Liberdade Econômica.

A iniciativa impacta diretamente a administração municipal, que ganha em eficiência, transparência e segurança jurídica, e os pequenos negócios, que encontram um ambiente mais favorável para crescerem.

Com a automatização, etapas como consulta de viabilidade locacional, inscrição municipal e emissão de alvarás passaram a ser digitais e imediatas. Isso significa que empreendimentos de baixo risco são dispensados de licenças e autorizações prévias, podendo iniciar suas atividades de forma ágil e com menos custos.

Somente em 2025, já foram automatizados 60 municípios e outros 150 estão recebendo apoio técnico da entidade para avançar na implementação.

Na região, apenas o município de São Joaquim de Bicas figura na lista de cidades do Redesim+.

As cidades integrantes são: Alagoa, Antônio Carlos, Araguari, Araxá, Areado, Bandeira, Barbacena, Bom Jesus da Penha, Bonfinópolis de Minas, Bonito de Minas, Borda da Mata, Bueno Brandão, Cabo Verde, Cambuquira, Campanha, Campestre, Campo Florido, Caparaó, Capelinha, Carmo da Mata, Cássia, Catuji, Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Coronel Xavier Chaves, Córrego Novo, Couto de Magalhães de Minas, Curvelo, Divino, Faria Lemos, Formiga, Franciscópolis, Frei Gaspar, Frutal, Galiléia, Guanhães, Guarda-Mor, Heliodora, Ibiraci, Iguatama, Ipanema, Ipatinga, Itacarambi, Itamogi, Itanhandu, Janaúba, Januária, Japonvar, Joaquim Felício, Jordânia, Josenópolis, Lagoa da Prata, Laranjal, Leopoldina, Machacalis, Malacacheta, Maria da Fé, Mateus Leme, Matutina, Minas Novas, Monsenhor Paulo, Monte Santo de Minas, Morada Nova de Minas, Natércia, Nova Lima, Nova Resende, Paracatu, Patos de Minas, Pedra Dourada, Perdigão, Pirapora, Planura, Poços de Caldas, Pompéu, Pratápolis, Presidente Olegário, Rio Vermelho, Sacramento, Santa Rita de Ibitipoca, Santa Rita do Sapucaí, Santana do Paraíso, São Francisco, São Francisco do Glória, São Geraldo, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João Del Rei, São Joaquim de Bicas, São José do Jacuri, São Sebastião da Bela Vista, São Sebastião do Oeste, São Thomé das Letras, São Tiago, Serra do Salitre, Serranópolis de Minas, Teófilo Otoni, Três Marias, Uberaba, Varginha, Vazante, Virgolândia.

A ação é uma atuação conjunta do Sebrae Minas, da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

“Simplificar processos de 100 municípios significa gerar oportunidades, fortalecer os pequenos negócios, atrair novos investimentos e impulsionar a economia local. Essa conquista reforça o compromisso do Sebrae em apoiar prefeituras e empreendedores na construção de um ambiente mais simples e favorável para quem quer abrir e manter um negócio. A atuação em conjunto com a Jucemg e a Sede são fundamentais para desburocratizar processos em nosso estado”, pontua o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

MAIS NOTÍCIAS