A partir do dia 15 de setembro, motoristas que trafegam pela BR-381, na região de Caeté, passarão a pagar pedágio. A cobrança será realizada pela Concessionária Nova 381, que administra a rodovia.
O valor a ser pago já havia sido divulgado: R$ 15,50. Agora, a concessionária deu mais detalhes sobre o funcionamento do serviço.
Formas de pagamento
A Nova 381 oferece três formas diferentes para o pagamento do pedágio:
Aplicativo Nova 381 – Disponível para download, o app permite que os usuários cadastrem placas e realizem pagamentos diretamente pelo celular.
Tag de pagamento automático – Empresas como Sem Parar, Banco do Brasil, ConectCar, Veloe, entre outras, oferecem as tags aceitas nos pórticos da rodovia.
Totens de autoatendimento – Instalados em postos de combustíveis ao longo da BR-381, esses totens permitem pagamento via crédito, débito e PIX.
Descontos
Motoristas que utilizarem as tags de pagamento automático terão direito a descontos progressivos, de acordo com as diretrizes da ANTT e da Nova 381:
Desconto Básico de Tarifa (DBT) – Válido para veículos de passeio e comerciais. Garante 5% de desconto em todas as passagens pelo pedágio.
Desconto para Usuário Frequente (DUF) – Exclusivo para veículos de passeio. A partir da segunda passagem no mesmo pórtico, no mesmo sentido e no mesmo mês, o usuário passa a receber descontos adicionais e progressivos. A partir da 30ª passagem, o desconto máximo se fixa até o fim do mês.
Cobrança sem paradas
Todos os pedágios funcionarão com sistema de cobrança automática (free flow), sem necessidade de parar. A placa do veículo será identificada por câmeras e o valor será cobrado de acordo com a forma de pagamento escolhida.