Cemig retira mais de 16 toneladas de cabos irregulares em Juatuba e outras cidades de MG

CATEGORIAS

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já retirou 16,2 toneladas de cabos irregulares de empresas de telecomunicação em seus postes, em Juatuba e outras 65 cidades de Minas Gerais nos primeiros seis meses de 2025.

A empresa informou que está intensificando o combate aos fios de empresas de internet, telefonia e TV a cabo que estão instalados irregularmente ou que não possuem contratos de compartilhamento nas estruturas da companhia.

Nas últimas semanas, essa fiscalização foi realizada nas cidades de Juatuba, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Ipatinga, Itabira, Nanuque, Capelinha, Unaí, Janaúba, Januária, Jaíba, Guaxupé, Paraguaçu, Três Pontas, Cambuquira, Conselheiro Lafaiete, São João del-Rei, Lima Duarte, Patrocínio e Passos.

Foto: Cemig

A Cemig verificou cerca de 2,3 milhões de postes em 774 municípios mineiros, onde identificou a existência de mais de 900 empresas que operavam de forma clandestina, irregular e sem projetos, o que pode comprometer a resistência mecânica dos postes.

No primeiro semestre de 2025, os técnicos da empresa vistoriaram mais de 46 mil postes e retiraram a fiação de 45 empresas que atuavam de forma irregular.

A companhia fez ainda mais de 17 mil notificações a empresas de telecomunicações para fazer a adequação de fiações em toda a área de concessão.

MAIS NOTÍCIAS