Boatos de venda voltaram a causar um pronunciamento oficial por parte da direção da Itaminas. A mineradora com sede em Sarzedo diz: “não temos qualquer intenção de vender a Itaminas”.
“Mais uma vez, a Itaminas tem sido mencionada na mídia nacional em razão do crescente interesse de instituições financeiras e investidores no valor e no potencial do nosso ativo. Diante dessas especulações, nós, acionistas da empresa, reafirmamos de forma clara e firme: não temos qualquer intenção de vender a Itaminas”, publicou a mineradora.
Em sua nota oficial, a Itaminas afirma ainda que sob uma nova gestão comprometida e visionária, passou por uma transformação profunda e admirável.
Entre os avanços alcançados, a mineradora destaca:
- negócios de longo prazo com a Vale – atualmente o parceiro estratégico mais relevante da Itaminas, inclui-se o arredamento da mina de Jangada, que representa um avanço estrutural na consolidação do nosso plano de crescimento. Trata-se de uma colaboração de alta sinergia, com grande potencial de geração de valor para ambas as empresas;
- revalidação da licença ambiental – após mais de oito anos de espera, marca uma conquista histórica;
- aumento da capacidade de processamento para 15 milhões de toneladas, colocando a Itaminas como a segunda maior licença do Quadrilátero Ferrífero;
- assinatura da parceria estratégica com o Porto Sudeste, garantindo a exportação direta de até 4 milhões de toneladas de minério de ferro para o mercado internacional;
- recente acordo firmado com a Hafeet Rail, empresa investida pelos fundos soberanos dos Emirados Árabes Unidos e Omã, para abrir mercados no Oriente Médio;
- avaliação do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), que classificou a empresa como de nível avançado em governança corporativa.
“Todos esses resultados refletem a nova Itaminas: uma empresa rentável, ética, bem gerida e admirada no mercado. Uma empresa que passou a ter espaço na mídia por suas boas práticas, conquistas e excelência operacional”, acrescentou a Itaminas.
Por fim, a mineradora afirma que o sucesso recente desperta o interesse de diversos grupos, nacionais e internacionais, mas reforçou o fato de que não está à venda.
“Queremos deixar claro, com todo entusiasmo e convicção: temos orgulho da história que estamos construindo e não temos qualquer intenção de vender ou nos afastar da Itaminas. Por isso, não abriremos espaço para propostas de aquisição. De fato, respondemos negativamente os reiterados pedidos de reunião para falar do assunto. Não queremos”, pontuou.