O Ministério da Cultura publicou o resultado da segunda etapa de seleção dos CEUs da Cultura a serem construídos com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Foram selecionadas 34 novas propostas, entre elas da cidade de Igarapé.
Os CEUs da Cultura são centros culturais com 300 a 500m², e fazem parte de um conjunto de iniciativas para ampliar o acesso à infraestrutura cultural em áreas de vulnerabilidade social, promovendo a formação e contribuindo para a produção cultural local.
Com a publicação da portaria, os estados têm até 12 de setembro para cadastrar e enviar as propostas selecionadas na segunda etapa por meio do Portal Transferegov.br.
A meta de seleção por unidade federativa seguiu os critérios de distribuição da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Esta segunda etapa teve como foco ampliar a cobertura do programa, contemplando estados que não haviam atingido suas metas anteriormente, como é o caso de Minas Gerais, que não participou da primeira fase.
Minas Gerais receberá unidades do CEU também em Montes Claros, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Uberlândia, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso, Lagoa Santa, Unaí, Uberlândia, Frutal, Viçosa, Mateus Leme, Araçuaí e Raposos.