Instituto Inhotim, em Brumadinho, terá programação durante todo 2026 para comemorar seus 20 anos

O Instituto Inhotim, em Brumadinho, completa 20 anos no ano de 2026 e para celebrar essa marca prepara um ano inteiro de celebrações com diversas atrações.

O maior museu a céu aberto da América Latina preparou uma programação com o conceito “é sempre tempo de Inhotim”, que inclui 8 inaugurações, exposições inéditas, obras comissionadas, requalificação de galerias históricas e o retorno de trabalhos icônicos.

Entre os destaques estão a festa de aniversário gratuita, a ampliação da Galeria Cildo Meireles, uma exposição inédita de Dalton Paula e a volta da instalação sonora The Murder of Crows, de Janet Cardiff & George Bures Miller, um dos trabalhos mais populares já exibidos no museu.

O ano começa em 7 de fevereiro, com a inauguração de O Barco – Ato III, de Grada Kilomba. Na mesma data, o público confere Esconjuro – Verão, de Paulo Nazareth.

Em 25 de abril, três novas exposições entram em cartaz com Dalton Paula, Lais Myrrha e Davi de Jesus do Nascimento.

A programação comemorativa também reforça o compromisso do Inhotim com a conservação ambiental. O Seminário Internacional Transmutar será realizado nos dias 6 e 7 de junho, durante a Semana Internacional do Meio Ambiente.

No segundo, haverá a exposição comemorativa dos 20 anos do Inhotim, inaugurada em 12 de setembro, no Centro de Educação e Cultura Burle Marx. A mostra apresenta, de forma imersiva, um panorama da história do museu, reunindo personagens, paisagens e documentos resultantes de uma extensa pesquisa histórica.

Em 17 de outubro, duas inaugurações: a requalificação da Galeria Cildo Meireles e o retorno de The Murder of Crows, instalação sonora composta por 98 alto-falantes que cria uma experiência sensorial imersiva entre realidade e ficção.

No dia seguinte, 18 de outubro, o público será convidado para a festa de aniversário do Inhotim, com programação gratuita e show musical, ainda a ser anunciado.

MAIS NOTÍCIAS