Começou nesta quinta-feira, 28 de agosto, o 1º Festival de Vinhos Mineiros, o Uai Wine, que acontece em Belo Horizonte até 31 de agosto integrando aspectos técnicos, culturais e gastronômicos.
Amantes de vinhos da região poderão participar do Uai Wine, que nesta quinta e na sexta, tem programação voltada para profissionais, com a realização de palestras, painéis e rodadas de negócios.
Já nos dias 30 e 31/8, o festival terá programação inteiramente aberta, com feira de produtores, apresentações musicais e o Espaço Cozinha Show, que trará chefs renomados criando receitas harmonizadas com rótulos mineiros.
“O objetivo é traçar um panorama do enoturismo brasileiro com enfoque para o crescimento da atividade em Minas e aos projetos lançados pelo Governo do Estado. Vamos mostrar o enoturismo como uma atividade de valorização do território, da cultura, da identidade e da originalidade do vinho mineiro”, afirma Cristiane Rota, enóloga da Epamig.
Com 436 hectares de vinhedos em produção, 124 produtores ativos e uma movimentação econômica anual de R$ 120 milhões, Minas Gerais desponta como protagonista no setor.
Ao todo, são sete vinícolas participantes:
- Vinícola Stella Valentino, de Andradas
- Vinícola dos Montes, do município de Santana dos Montes, na região Central de Minas, a 130 km de BH
- Vinícola Alma Mineira de Senador José Bento, no Sul de Minas
- Vinho Casa Rodrigo em São João da Mata, na Serra da Mantiqueira
- Quinta dos Camargos, Fortaleza de Minas, no Sul de Minas
- Vinho Amantikir da Fazenda Serra que Chora de Itanhandu, na Serra da Mantiqueira
- Vinícola Andrade, de Diamantina
O evento tem entrada gratuita no Palácio da Liberdade de 28 a 31 de agosto. Mais informações pelo site festivaluaiwine.com.br.