Atingidos reclamam de sistema de votação para eleição da Assessoria Técnica Independente

Está em andamento a votação para a eleição da nova Assessoria Técnica Independente (ATI), que substituirá a Aedas nas Regiões 1 e 2 do Paraopeba, abrangendo os municípios de Brumadinho, Betim, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mário Campos e Mateus Leme e moradores reclamam de problemas para votar.

A votação para a nova ATI ocorre de forma online, por meio do portal www.voteati.com.br, até 11 de fevereiro. Já a votação presencial, com depósito de envelopes, acontece nos respectivos municípios entre os dias 10 e 12 de fevereiro.

Entretanto, atingidos relatam dificuldades no processo de votação online, como a falta de informações didáticas sobre o procedimento, problemas no acesso aos dados cadastrais e a instabilidade do site de votação.

Além disso, há relatos de pessoas que não são beneficiárias do PTR, mas que realizaram o registro prévio em dezembro para poder votar e que, até o momento, ainda aguardam o envio da senha para participar da escolha. A senha é enviada via SMS, no entanto, em comunidades localizadas em zonas rurais, onde não há cobertura de telefonia móvel e sinal da operadora, o recebimento da mensagem se torna inviável, dificultando a participação no processo de votação online.

As dificuldades enfrentadas na votação ferem os princípios da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) e da Política Estadual dos Atingidos por Barragens (PEAB), que asseguram às pessoas atingidas o direito à informação, à participação efetiva e ao acesso pleno aos processos decisórios que lhes dizem respeito.

MAIS NOTÍCIAS