Acordo de Brumadinho: Entrega de equipamentos fortalece abastecimento da Bacia do Paraopeba

O Governo de Minas realizou a entrega dos primeiros caminhões-pipa adquiridos por meio do Programa de Universalização do Saneamento Básico da Bacia do Paraopeba com recursos do Acordo Judicial de Reparação Integral de Brumadinho.

A ação contou com investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões para a aquisição de quatro caminhões-pipa repassados aos municípios, ampliando de forma imediata a capacidade de resposta dos municípios diante dos desafios do abastecimento de água.

A entrega dos equipamentos é parte das medidas de compensação socioambiental previstas no Acordo de Brumadinho e tem como objetivo enfrentar problemas concretos de abastecimento de água nos territórios atingidos, com atenção especial às áreas rurais e às localidades mais vulneráveis aos efeitos da estiagem.

Os caminhões-pipa fortalecem a atuação das prefeituras na garantia do fornecimento contínuo de água potável à população urbana e, principalmente, às comunidades rurais, onde os impactos da escassez hídrica são mais severos. Além de assegurar o atendimento em períodos críticos, os equipamentos ampliam a capacidade de resposta municipal em situações emergenciais, reduzindo riscos à saúde pública e promovendo maior segurança hídrica.

“São equipamentos que chegam ao território e fazem diferença imediata na vida das pessoas, fortalecendo os municípios e garantindo dignidade, especialmente para as populações rurais”, destacou o subsecretário de Saneamento da Semad, Anderson Diniz.

Além da entrega dos equipamentos, o Programa de Saneamento do Paraopeba abrange os principais eixos do saneamento básico, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos, fortalecendo a governança pública e a transparência na aplicação dos recursos.

Para o primeiro trimestre de 2026, está prevista a entrega de mais dois caminhões-pipa e um caminhão limpa-fossa, com investimento estimado em R$ 2,4 milhões, ampliando a segurança hídrica na região.

MAIS NOTÍCIAS