Atrasos no PTR de janeiro seguem em apuração e Prefeitura de Brumadinho cobra explicações

Os atrasos no pagamento do Programa de Transferência da Renda (PTR) referente às parcelas de dezembro e janeiro continuam sendo discutidos entre as partes envolvidas e a Prefeitura de Brumadinho cobrou explicações.

Segundo a administração municipal, quase duas mil pessoas ainda não receberam os valores e tema está sendo tratado diretamente com a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pelo processo.

A Prefeitura informou que a FGV afirmou que está em avaliação se o problema ocorreu na Caixa Econômica Federal ou na própria FGV.

Diante da situação, foi solicitada por parte da Prefeitura de Brumadinho uma reunião online com urgência, já que as sedes da FGV estão fechadas. Além disso, foi feito um pedido à Justiça para que sejam adotadas providências quanto ao atraso no pagamento aos atingidos.

“Para as pessoas que ainda não receberam o auxílio, tanto de dezembro quanto de janeiro, a FGV disponibilizou canais de comunicação para abertura de protocolo. Os atendimentos podem ser feitos por meio da ouvidoria e do telefone 0800, que gera um número de registro para acompanhamento do processo”, disse Silas Fialho, uma das principais lideranças dos atingidos.

FGV se pronuncia

A FGV informou que o pagamento do Novo Auxilio Emergencial em janeiro de 2026 foi efetivado dentro da mais absoluta normalidade. Cerca de 99% dos beneficiários foram pagos regularmente, o que segue os parâmetros já observados no PTR. Os demais casos serão tratados isoladamente pela equipe da FGV.

Os canais oficiais de atendimento são o 0800 032 8022 ou os e-mails [email protected] e [email protected].

MAIS NOTÍCIAS