A Polícia Militar chegou a mil prisões de foragidos da Justiça por meio do Sistema de Reconhecimento Facial, tecnologia que tem se mostrado uma aliada estratégica no combate à criminalidade na região e todo o estado.
A tecnologia tem sido utilizada desde o início de 2025 para identificar pessoas que possuem mandados de prisão em aberto. Câmeras inteligentes, com reconhecimento facial, estão instaladas em Bases de Segurança e no sistema de videomonitoramento, conhecido como “Olho Vivo”.
O sistema capta e processa as imagens em tempo real, comparando-as com o banco de dados de mandados de prisão da PM. Ao identificar um foragido, a central de monitoramento aciona, de imediato, as equipes de patrulhamento preventivo para a abordagem e prisão.
Entre os crimes cometidos por eles estão tráfico de drogas, homicídio, roubo, violência doméstica e estupro.
“O Sistema de Reconhecimento Facial consiste em uma patrulha de monitoramento cibernético, que ampliou os olhares da segurança pública no estado. A ferramenta apoia o serviço operacional, viabilizando intervenções mais assertivas”, diz porta-voz da PMMG, capitão Rafael Veríssimo.

