O Governo de Minas anunciou nesta quarta-feira, 29 de outubro, uma nova etapa do programa Minas Forma, que busca a expansão da oferta de cursos gratuitos e a criação do Minas Forma Delas, eixo voltado especialmente para o fortalecimento da autonomia econômica das mulheres mineiras.
Com quase R$ 30 milhões em investimentos, o Minas Forma amplia as oportunidades de formação em setores como indústria, turismo, cultura e serviços, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais.
“É uma iniciativa que transforma realidades, oferecendo condições para que as pessoas se qualifiquem e possam construir um futuro com mais autonomia e dignidade”, disse governador Romeu Zema.
Nesta nova fase, o Governo de Minas vai destinar R$ 8,5 milhões adicionais para o programa, o que permitirá a oferta de quase 10 mil novas vagas até 2026.
Outro destaque é a regulamentação do Programa Minas Forma Delas, que oficializa a iniciativa como política pública permanente de qualificação profissional e inclusão produtiva em Minas Gerais.
O programa vai priorizar a capacitação gratuita e apoio à geração de renda, estimulando o protagonismo feminino e o fortalecimento da economia local.
Na região, há vagas em três cidades para quatro cursos:
Igarapé
- Técnicas de Atendimento em Lanchonete e Entregas
- Técnicas para Garçom
Juatuba
- Aperfeiçoamento em Serviços de Cozinha
São Joaquim de Bicas
- Qualidade no Atendimento ao Cliente
Para saber mais informações sobre o Minas Forma, inclusive consultar as vagas disponíveis e municípios participantes, acesse o site da Sedese.

