A Fundação Getúlio Vargas (FGV), executora do Programa de Transferência de Renda (PTR) da tragédia de Brumadinho, divulgou um calendário com as datas dos pagamentos dos valores retroativos, que começam nesta terça-feira, 28 de outubro.
Segundo a FGV, as pessoas que entraram no PTR depois do seu início receberão, mensalmente, o pagamento da parcela do mês corrente e de uma parcela retroativa, até que todas as parcelas anteriores à sua entrada tivessem sido pagas.
No caso das pessoas que começaram a receber o PTR até outubro de 2023, o total de retroativos a que tinham direito já foi integralmente quitado. Assim, essas pessoas não têm mais valores retroativos a receber.
Atualmente, apenas os beneficiários que começaram a receber a partir de novembro de 2023 ainda possuem retroativos a serem pagos. Ou seja, aproximadamente 41 mil pessoas ainda têm retroativos a receber.
Os valores a serem recebidos dependem do valor que cada um recebe em número de salários-mínimos e se as parcelas devidas são anteriores ou posteriores à redução do valor mensal pago aos beneficiários.
Independentemente do valor da parcela, o número de parcelas a serem recebidas segue a tabela abaixo:

A parcela extra de janeiro de 2022 corresponde ao valor de duas parcelas.

