Cerca de 600 kg de fios de cobre foram apreendidos e 10 pessoas presas em flagrante na 2ª fase da Operação Circuito Fechado, realizada em 80 cidades de Minas Gerais ao longo do mês de setembro.
A ação foi realizada Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar e teve seu balanço divulgado nesta quarta-feira, 1º de outubro.
O objetivo da ação conjunta foi combater a receptação e o comércio ilegal de fios de cobre e materiais metálicos de origem ilícita no estado, desarticular redes criminosas, reduzir a incidência de furtos qualificados, além de promover maior sensação de segurança para a população.
As ações incluíram a fiscalização de estabelecimentos suspeitos, abordagens a pessoas e veículos, e a checagem de depósitos e ferros-velhos. A iniciativa contou ainda com o apoio de fiscais municipais e vigilância sanitária.
Ao todo, foram fiscalizados 434 estabelecimentos e 715 veículos, além de abordar cerca de 870 pessoas. Os alvos foram definidos a partir de análises e levantamentos realizados pelas agências de inteligência da PM, considerando o impacto desse crime na infraestrutura urbana e nos serviços essenciais.
Ao todo, 165 locais fiscalizados foram autuados por incidir em infrações. As ações da 2ª fase terão continuidade para o enfrentamento ao crime organizado.