Três estudantes da região vão viver uma experiência transformadora em 2026: cursar um ano letivo no exterior com todas as despesas pagas pelo Estado. Eles estão na lista do Governo de Minas divulgada nesta quarta-feira, 27 de agosto, com os 90 primeiros selecionados do Passaporte Mineiro do Conhecimento.
Projeto pioneiro no Brasil, ele abre as portas para jovens mineiros estudarem em até 28 países, entre eles Alemanha, Canadá, Japão, África do Sul e Austrália.
Ao todo, 150 estudantes serão contemplados nesta segunda edição. A primeira lista reúne 90 nomes; os demais 60 bolsistas serão anunciados até o final do ano.
Da região, foram selecionadas:
- Raquel Vitória Souza Campos – Brumadinho: EE Paulina Aluotto Ferreira
- Júllia Maciel Queiroz – Crucilândia: EE Dom Silvério
- Aryelle Jesus da Cunha Silva – Brumadinho: EE Paulina Aluotto Ferreira
Os contemplados representam 75 escolas de 69 municípios mineiros. A maioria é formada por meninas que se autodeclaram pardas e vêm de famílias em situação de vulnerabilidade social.
As bolsas custeiam integralmente viagem, hospedagem, alimentação, documentação e seguro, garantindo aos estudantes a chance de viver uma experiência acadêmica e cultural transformadora sem custos adicionais para suas famílias.
A lista completa com os nomes dos estudantes pode ser acessada neste link.