Grupo Sada investe R$ 200 milhões em recicladora de veículos em Igarapé

O Grupo Sada investiu R$ 200 milhões em uma recicladora de veículos em Igarapé. O aporte está previsto assim que o Governo Federal regulamentar o capítulo do Mover, Programa de Mobilidade Verde e Inovação, que dispõe sobre a reciclabilidade.

O objetivo é tirar de circulação veículos mais antigos, que tenham dado perda total. A ideia é extrair materiais como vidro, alumínio, aço e borracha e endereçá-los a empresas que reciclam os produtos e os reutilizam como insumos.

Com capacidade de processamento de 300 mil carros por ano, a operação ocupa área de 80 mil m² e dispõe de 1 mil 245 vagas para veículos e/ou carcaças e 22 para cegonhas.

O primeiro passo é a descontaminação, quando as baterias são enviadas a recicladoras especializadas. Depois as rodas são trituradas, assim como os arames de dentro dos pneus e, estes, são cortados para evitar recapagem, e enviados a empresas de borracha.

Já os vidros removidos caem em uma esteira que junta os cacos, os óleos são refinados e o catalisador é removido e torna-se sucata. Os bancos, o estofamento e outros itens emborrachados são transformados em insumo para gerar energia elétrica.

O aço e o alumínio são reaproveitados por siderúrgicas ou tornam-se matéria-prima para outra unidade do grupo que fabrica componentes da parte inferior de blocos de motor.

O início da operação na unidade de Igarapé é previsto para o fim deste ano, mais tardar no início de 2026.

MAIS NOTÍCIAS